A Catalunha sublevou-se e declarou-se insubmissa e rebelde desafiando a Lei, a Ordem Internacional e a paz podre e imobilista da União Europeia. Não me surpreende nada que o concerto das Nações se lave as mãos e a maioria do povo desta nossa velha Civilização Ocidental a imite cega e obedientemente. A luta pela soberania parece estranha, longínqua e até parola para todos aqueles que a têm e a desobediência à lei soa a crime mais grave que os de sangue. Não se consegue ver nem perceber bem o que se passa e o melhor é engolir o relato que o poder instalado explica e vende.
Hoje, a Catalunha, está transversal e maioritariamente sublevada contra o Império da Lei. Um processo revolucionário em curso, em toda a regra. Não está já apenas e tão somente em causa a luta pela soberania. A revolução em curso é já bem mais profunda e desafia abertamente os fundamentos da ordem política da democracia formal em que vivemos. Talvez perca esta batalha pela independência, é muito provável que sim, mas a revolução contra a ordem estabelecida já aconteceu, ante o olhar cego e indiferente do mundo e a preocupação dos que controlam o poder. Acredito. Como disse, não esperava outra coisa do poder. É da natureza mesmo das revoluções visar uma mudança profunda e irreversível para um patamar qualitativamente diferente do que aquele que existia. Dar nova forma e conteúdo ao poder. Na História essa mudança foi comandada por minorias que não tinham poder e que o alcançaram pela força. Hoje, quem não tem poder é a maioria silenciosa, atemorizada, obediente e subjugada a que chamam Cidadania mas que não passa de ser apenas, como sempre, o povo. Que, logicamente, já não pega nas armas para combater o poder. E o povo da Catalunha sublevou-se!
E note-se bem que só temos a agradecer ao povo catalão. Porque estão a dar conteúdo, forma e força àquilo de que todos se enchem a boca e proclamam ao vento mas não sabem ainda bem o que é, o que significa, qual o interesse e para que serve: A Cidadania. A arma do povo. Os revolucionários do século XXI. Para a saúde, o bem-estar e a sobrevivência de todos os Cidadãos nesta selva que é a Civilização dita ocidental, controlada pelos interesses de partidos e políticos desprestigiados, corruptos, cínicos, hipócritas, prepotentes e desenvergonhados, queira Deus que consigam levar a sua avante! Nada será como dantes, disso não tenho dúvidas!
P.S A vida sem sonhos nem romantismos nem idealismos é como estar na bicha de uma Repartição de Finanças à hora de pagar o IVA...

 
 
