No outro dia, entre amigos, falávamos sobre a escrita. Assunto apaixonante para alguns, como eu, que chegou, tarde, à conclusão que é este o meio através do qual me sinto mais á-vontade para expressar-me. A escrita, em si e por si só - o escrever e escrever bem - não é interessante e tem um valor relativo. Apenas o é como expressão da criatividade. O que importa não é o "escrevedor", é o criador, aquele que, através da escrita nos faz olhar a realidade através de um prisma oculto. Quando, de leitores-espectadores atentos, saltamos a barreira e nos colocamos no banco do protagonista ou do narrador. É nesse momento que nos agarramos a um livro e não o fechamos enquanto não o devoramos sofregamente. É o mérito de quem sabe, através da escrita, abrir uma gaveta desconhecida da nossa alma e onde encontramos partes de nós nunca vistas, uma espécie de tesouro que tínhamos escondido dentro de nós.
É fascinante, esse momento, mágico, inédito, único, como outros primeiros momentos de outra coisa qualquer. Somos levados pela mão por um caminho desconhecido e ele ou ela vai apontando com o dedo, explicando-as ou não, as novidades que vão aparecendo e nós, boquiabertos experimentamos o êxtase ante as maravilhas que desconhecíamos. E escolhemos as que mais nos agradam. Uns a forma, outros o conteúdo, outros aquilo que fica em suspenso e nos compete a nós completar. É uma aventura.
Com tudo isto, o que pretendo dizer é que a escrita, o que se escreve é tão mais importante em si e para nós quanto mais inédito for, mais criativo, mais inovador. É na criação que está a arte e na escrita, a arte está em conseguir que os leitores sintam uma dose importante de êxtase, surpresa, maravilhamento (não existe esta palavra, atenção). E este boquiabertamento (também não existe) consegue-se, agora já falando da escrita em si, através de muitos recursos técnicos que servem para poli-lo e abrilhantá-lo. Só. Mas atenção, são recursos necessários porque se não se apreciarem nem dominarem...talvez seja melhor procurar outro veículo para expressar a criatividade...porque a escrita, como arte é saber expressar a criatividade através da escrita.

 
 
Sem comentários:
Enviar um comentário