Páginas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Renovismo em vez de turismo

Fazer turismo é uma coisa horrível. Literalemnte significa "dar voltas". E é isso que as pessoas fazem, hoje massivamente, em grupos, bandos, hordas, de nariz no ar, telemóvel em riste para gravar uns momentos que no momento não gozam para nunca mais o gozarem quando voltam para de onde vieram. Fica o registo gráfico mas perde-se a impressão, a emoção, a energia que eventualmente teria aptidão e capacidade para transformar a nossa alma...

Tenho cá uns amigos de longa data, de Barcelona, que desafiámos para virem passar um fim de semana comprido a Sintra. Com a intenção de partilhar com eles alguns lugares e proporcionar-lhes alguns momentos e vivências que associem, para sempre, a esta terra. Não é fácil pois não se trata de "impingir-lhes" nada nem de impor-lhes alguma coisa em concreto. Mas procuramos que voltem a casa com a alma reparada e pintada de fresco. Se não toda, uma parte, um cantinho. E sem sermos demasiadamente impositivos, escolhemos um roteiro que, passando pelos lugares sagrados (onde cruzamos os grupos de baratas tontas que se empurram para registar o que vêem) há sempre um comentário pessoal, fruto de uma vivência particular, que abre os olhos, chama a atenção, contextualiza, eleva, conduz o que se vê para esse lugar íntimo onde se vai contruindo o relato que transforma uma simples vivência numa energia renovadora da alma.

Saimos do nosso habitat para nos renovarmos. É esse o objetivo de visitar outros lugares. Foi e seria esse o objetivo do "turismo", se em vez de massivo e enlatado, fosse inteligente...compreendo que desde que se tornou em "receita" contabilística, é impossível fazer com que seja uma fonte de energia renovadora da nossa alma. Uma terapia à qual todos deveríamos ter acesso. Andar às voltas a olhar para cenários, a correr e em grupos que se atropelam, estonteia, cansa, irrita, esvazia, "abrutaliza". Praticar o renovismo é outra coisa. E nota-se no brilho dos olhares, na alegria dos sorrisos, na aura de energia que levam quando termina o fim de semana. O "renovismo" fez efeito. Vale a pena.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores, fãs, detratores, amigos, interessados